terça-feira, 28 de agosto de 2012

Exercício sobre fatores que influenciam a velocidade da reação química

1º) Por que produtos alimentícios como café e até lagostas, quando embalados a vácuo, têm uma vida útil mais longa?
Resposta: A embalagem a vácuo visa retirar o ar do contato com o alimento, impedindo-se condições favoráveis de vida para microorganismos aeróbios, ou seja, diminui a superfície de contato dos reagentes fazendo com que as reações químicas fazendo com que as reações químicas sejam mais lentas.
embalagem a vácuo de alimentos


2º) Por que a vida útil do coco verde brasileiro exportado para a Europa se prolonga em até 60 dias se ele é revestido com uma fina camada de parafina?
Resposta: Revestindo o coco com parafina impedimos que os reagentes entrem em contato fazendo com que as reações químicas sejam mais lentas, ou seja, diminuimos a superfície de contato.
coco verde


3º) Por que uma simples camada de pintura de "zarcão" protege o ferro da corrosão?
Resposta: O zarcão impede que o o oxigênio gasoso entre em contato com o ferro dificultando a oxidação do ferro (ferrugem), isto ocorre porque o zarcão diminui a superfície de contato dos reagentes.
oxidação do ferro (ferrugem)


4º) Qual a relação entre o alastramento de uma queimada pela ação do vento e o reavivamento da brasa de um cigarro quando o fumante dá a tragada?
Resposta: O vento substitui o ar no local da queima (onde o oxigênio já foi parcialmente consumido) por "ar novo", que contém maior concentração de oxigênio gasoso. Isso aumenta a velocidade da combustão e a propagação do incêndio. Na tragada do cigarro, ocorre um aumento da concentração de oxigênio no local da queima (brasa), aumentando também a velocidade da queima do cigarro.
queimada com vento
 

5º) Por que um suco de laranja perde rapidamente seu alto teor em vitamina C depois de pronto, enquanto a laranja, antes de espremida, mantém esse teor praticamente constante?
Resposta: A vitamina C no suco de laranja está exposta ao oxigênio do ar e se degrada mais facilmente do que a vitamina C presente na laranja íntegra, que possui a casca como barreira de proteção contra o ar. 
laranjas inteiras e cortadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário